sexta-feira, 12 de junho de 2009

Essa droga de álcool!

O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação. Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, pois este excesso está inteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência). Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago. Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.

texto de Patricia Lopes
Equipe Brasil Escola

6 comentários:

  1. Vídeo bacana,pena que nem sempre é assim,queria que todas as pessoas focem assim,que tivessem as mesmas idéias,como os bunequinhos ai do vídeo...E pessoal se for dirigir não bêba,dirija com responssabilidade!
    Parabéns pelo blog,vocês professores estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Andrea rosso zeferino8 de julho de 2009 às 15:37

    Gostei muito do assunto,pois com álcool não se brinca,esse trabalho com certeza irá incentivar muitas pessoa para não beberem e dirigirem,pois isso poderá trazer consequencias mais graves não só para a pessoa que bebe,porque a maioria dos acidentes ocorre com pessoas álcolizadas.
    Se beber não dirija..!

    Parabéns pelo blog..

    ResponderExcluir
  3. Átila Panato Casagrande16 de julho de 2009 às 15:33

    Augustinho fico bem interessante esse assunto pros jovens pensarem maais antes de beber demaais e colocar sua própria vida em risco e de outras pessoas também..

    Parabééns.

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom Augustinho,Gostei bastante do assunto.Ele aborda os jovens para se previnirem do excesso do alcool, pois ele pode causar tragedias..
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. continua assim. vais bem

    força

    ResponderExcluir
  6. Whoa! This blog looks exactly like my old one! It's on a completely different subject but it has pretty much the same page layout and design. Great choice of colors!
    Look at my page - Hainan Airlines

    ResponderExcluir