domingo, 21 de junho de 2009

EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO

O consumo abusivo do álcool provoca graves problemas de saúde. A quantidade para uma pessoa se prejudicar varia de acordo com cada organismo. Veja o que o álcool pode fazer com você:
Cérebro
Na adolescência, o uso abusivo pode causar a destruição de neurônios e impedir a realização de sinapses, fundamentais a processos como o de aprendizagem. É nessa fase que o cérebro tem mais condições fisiológicas de armazenar e de processar informações. O álcool causa alteração da memória e perda de reflexos, o que pode contribuir para acidentes de trânsito. Bêbado, o adolescente fica mais vulnerável a relações sexuais sem proteção e se expõe a DSTs. O álcool pode aumentar a pressão arterial e provocar derrame cerebral.
Esôfago
O álcool danifica as células do esôfago, causando uma inflamação chamada esofagite. Pode causar sensação de queimação e dores quando um alimento for engolido. Em casos graves, provoca hemorragia e vômitos de sangue.

Coração
O álcool provoca um alargamento das fibras do coração, resultando em uma doença cardíaca que pode provocar até a insuficiência do órgão.
Estômago
O álcool contribui para o desenvolvimento da gastrite, uma inflamação da camada interna do estômago. Quando é muito grave, pode causar úlcera, ferida na parede dos estômago de provoca dores fortes. Essas alterações, somadas a deficiências no pâncreas, impedem o órgão de absorver corretamente nutrientes (síndrome da má absorção), o que pode resultar em anemia. Além disso, mais de 80% dos cânceres de boca, laringe, faringe e estômago estão relacionados ao álcool.
Fígado
É o único órgão que metaboliza o álcool no organismo. Quando a pessoa bebe demais, ele é sobrecarregado e suas células ficam inflamadas, provocando a hepatite. A cirrose, conseqüência mais grave da hepatite, que pode ocorrer após dez anos de uso abusivo, provoca a degeneração do órgão. As células são destruídas e viram cicatrizes. Um fígado cirrótico perde a capacidade de metabolizar nutrientes e impede a passagem de sangue e de água pelo órgão, provocando, num estágio grave, a ascite, ou “barriga d’água”.
Pâncreas
O pâncreas é responsável pela produção de insulina e de enzimas digestivas. Em excesso, o álcool provoca a inflamação desse órgão, a chamada pancreatite, que pode resultar na destruição das células que produzem insulina (levando a uma diabetes) e das que produzem as enzimas digestivas (levando a uma síndrome da má absorção). Provoca dor abdominal e vômitos.
IntestinoAssim como o estômago, o intestino pode desenvolver uma úlcera por conta da inflamação das células ou ainda um câncer, além da síndrome da má absorção.
Aparelho reprodutor
O uso crônico provoca alteração nos vasos sangüíneos de todo o corpo. Nos homens, ele pode ter ação nos vasos do pênis, provocando a impotência. Além disso, pode inibir a produção de hormônios que ajudam a produzir os espermatozóides, causando infertilidade. Mulheres que bebem durante a gravidez podem gerar bebês com síndrome fetal alcoólica, uma alteração genética que provoca deformações físicas e retardo mental.
Músculos
O álcool interfere na absorção de vitaminas do complexo B, importantes na transmissão nervosa entre o nervo e a placa motora. Isso provoca uma atrofia muscular, a chamada polineurite alcoólica. Com isso, os músculos ficam enfraquecidos, mais finos, e o usuário crônico passa a ter dificuldades de andar.
Ossos
O álcool enfraquece os ossos, provocando a osteoporose.

Por: Leticia de Castro – Bióloga
DEPOIS DE LER O TEXTO, comente respondendo as questões.
1- Quais os motivos podem levar um jovem a usar bebida alcoólica?

2- Você acha que alguém que usa drogas (bebidas alcoólicas) pode ter bom desempenho na escola, e sucesso na vida?

38 comentários:

  1. 1- Falta de segurança em si, influência dos amigos.
    2- Não, pois o organismo demora um certo tempo para voltar ao normal, dores de cabeça, mau estar e sonolência persistem por alguns dias.

    ResponderExcluir
  2. Mayara:
    1- Olha para alguns é o caso de querer aparecer entre o bolinho de amigos chamar atenção, ou tambem muitos bebes pra ficar mas "alegrinho"..

    2-Olha eu Acho que não.. Como um jovem que bebe e usa drogas vai ter cabeça para pensar em estudos..

    ResponderExcluir
  3. 1 A maioria dos jovens bebem para vencer a timidez ou porque e moda,os meus amigos bebem porque eu tambem nao.


    2olha eu acho que pode prejudicar completamente porque e uma dependencia.

    ResponderExcluir
  4. 1- Falta de segurança em si, influência dos amigos.
    2- Não, pois o organismo demora um certo tempo para voltar ao normal, dores de cabeça, mau estar e sonolência persistem por alguns dias.

    ResponderExcluir
  5. Raíssa e Rafael 3ºM

    1- Influência dos amigos. Tentar esquecer os problemas de casa, da escola, trabalho e etc.

    2- Não. Pois a bebida não traz benefício nenhum, nem na escola e nem para a vida. Só traz uma felicidade passageira, mas que pode ter graves consequências.

    ResponderExcluir
  6. para muitas pessoas beber é pura diversão!!!
    para se o melhor do bolinho de amigos...

    mais eles não tem noçao do que pode causar ao organismo e a vida de muitas pessoas...
    muitas vezes pode acabar com a vida de muitas pessoas num acidente de carro....
    muito bom o seu blog...

    ResponderExcluir
  7. Camila,Renata 3ºmatutino25 de junho de 2009 às 07:34

    1.um dos maiores casos é a influencia dos amigos,problemas familiares,ou por pura diversão.
    2.Se o indivíduo for dependente ou viciado com certeza não,entretanto se souber usar com responsabilidade sendo um usuario social,não acarretará sérios problemas.

    ResponderExcluir
  8. 1-A maioria dos jovens bebem para perder a timidez em chegar em uma garota ou em um garoto, ou por pensar assim: meus amigos bebem muito e não ficam bêbados ou não tem problemas de saúde e porque comigo irá acontecer isso? Ao ingerirmos bebidas alcóolicas estamos prejudicando nossa saúde.
    2- Não, isso irá prejudicar ainda mais sua vida.

    ResponderExcluir
  9. Ines Barros- 3º mat
    1- Não há motivo lógico para que certo indivíduo consuma bebidas alcóolicas, e sim, vai da situaçaõ, todos estão bebendo, é bom, deixa você mais feliz, não faz mal, são comentarios que escutamos. Apesar de todos terem o conceito do que é, e quais são os sintomas, a grande maioria não leva em consideração, a influência também ajuda, porém "quando um não quer dois não fazem"! A mentalidade das pessoas em geral, acolheu vícios, que são vistos pela sociedade como se fossem normais.

    2-Não, exatamente, porque o consumo de alcóol, frequente ou não afeta o seu metabolismo, sendo de forma lenta ou rápido demais. Pois as drogas estão inseridas por toda parte, e não temos controle, quanto mais se tem mais se quer ter, ela chega nas mãos sem contra indicação muda as características das pessoas, e prejudica constantemente o desenvolvimento pessoal e social de muitos indivíduos.

    ResponderExcluir
  10. 1- O fato de as pessoas beberem e colocar como desculpas suas situações ruins com a familia, namorado(a) não considero motivos logicos, é insensates não perceber que não estão solucionados seus problemas e sim levandos-os decadência, eu diria que essas pessoas estão se deixando levar pelo carácter "fraco" pois ao invez de estarem lutando pra melhorar suas situações ruins estão piorando ou seja outros problemas surgiram sabe lá Deus quanta coisas podem acontecer enquanto se perde o raciocínio...
    E tudo isso por ficarem 5 min "alegrinhos"

    2-Se o um inviduo é um víciado, com certeza isso afetara em sua vida.

    ResponderExcluir
  11. Por um lado pela influencia dos amigos!e por outro a consciência de que isso fara bem para aliviar algum problema familiar ou qualquer outro problema pessoal!

    ResponderExcluir
  12. obrigado moçada pelas contribuições. Continuem comentando.

    ResponderExcluir
  13. 1- Muitas vezes por influência dos amigos, conflitos com a família( pensam que enxer a cara vae melhorar muita coisa).

    2- Não, pois isso vae é apenas prejudicá-lo em meio a sociedade, com isso virão os problemas e as consequências depois.

    ResponderExcluir
  14. 1- Muitos jovens consomem bebidas alcoólicas por simples curiosidade, ser aceito no grupo de amigos, querer testar limites, viver experiências novas, maior facilidade nos relacionamentos amorosos.

    2- Não, pois um adolescente cujo desenvolvimento neurológico ainda não se completou terá seu desempenho escolar seriamente afetado, seja pelo efeito depressor da droga, seja por ela provocar alterações de comportamento, entre outros males que ela pode causar.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Jéssica Vicentin 3ªº Vespertino
    1- Alguns jovens bem para mostrar para alguns "amigos" que também bebem como eles, outros para esquecer problemas familiares achando que assim eles vão desaparecer de suas vidas e outros pra fazer da festinha mais "alegre e feliz".

    2- Dependendo de como a pessoa ingere e da quantia que ela ingere pode ocasionar problemas agora ou quem sabe no futuro, mais uma pessoa que é dependente de algum tipo de "droga" vai ter dificuldades nos estudos desde já, ou seja, não terá um bom futuro, porque para termos um futuro brilhante devemos trilhar ele desde agora.

    ResponderExcluir
  17. Aline Fascin Sasso
    acho que muitos jovens são atetados a beber por muitas vezes os outros beberem,eee tambem outros fatores de pais de adolecentes que estimulam ao filho beber alcool,outros bebem por fatores como empolgação,ou momento de felicidade que não param para medir as conselhencias de umjoven acoolizado,porém muitas mortes são calzadas pela falta de uma verdadeira imformação sobre alcool,dentre outras drogas,etc.. pense ates de cometer este atoo incoseguente quemuitos jovens fazem...

    ResponderExcluir
  18. MARLON 1º B Vesp.
    1 porque naum penssam e acham bonito

    2 naun pois acabam com sua vida

    ResponderExcluir
  19. Micheli Pagnan 1º A vesp.
    1. Desafeto com os pais, carência, problemas familiares, esses jovens pensam que vão acabar com o "problema", bebendo, usando drogas, etc.
    2.Não, pois o alcool e a droga destrói o cerebro, e este jovem não saberá mais o que ou não real, tudo para ele será apenas uma brincadeira.

    ResponderExcluir
  20. Quetão 1: Acredito que oque leva um jovem a ingerir bebida alcólica, é achar que diversão é sinônimo de bebida,e que é impossivel se divertir sem beber.Existem as exeçoes que bebem por algum problema nao resolvido,oque na minha opnião nao resolve nada, ao contrario só aumenta o problema.E claro,a influência dos amigos também é levada em conta.

    Questão 2: Acho muito dificil alguem conseguir manter uma relação com as drogas e o sucesso pessoal,pois as drogas levam ao vício e um viciado nao tem controle de si mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Raiana Rocha Costa 1ºano AV.
    1- A falta de carinho, atenção, amor dos pais e familiares. Talvez este jovem pensa que os problemas da vida sumiram se acaso ele se envolver com alcool e drogas.
    2- Muito dificil, porque o jovem talvez perderá a noção das coisas, não vai saber o que está ou não certo.

    ResponderExcluir
  22. Angélica Toretti 3º Noturno11 de julho de 2009 às 04:54

    1- São muitos, entre eles: A falta de compreensão dos pais, a influência dos amigos,
    insegurança em si próprio ou apenas por diversão.


    2- Com certeza não, pois durante a adolescência o uso exagerado pode causar a destruição de neurônios e impedir a realização de sinapses, a perda de reflexos, de armazenar e de processar informações. E, tendo todas essas consequencias o jovem futuramente não conseguirá obter um sucesso desejado.

    ResponderExcluir
  23. 1- Na adolescência, eu acredito que os principais motivos para iniciar o uso da bebida alcoólica são: influência dos amigos e acabar com a timidez, já que a bebida dá essa sensação.

    2- É difícil, pois assim como qualquer outra droga, a bebida alcoólica também vicia e o vício se torna mais importante que muita coisa na vida do viciado.

    ResponderExcluir
  24. Ademir Gabriel Junior -3º matutino15 de julho de 2009 às 18:51

    1-Tem Vários motivos como;Curiosidade, ser aceito em um grupo de amigos ,conhecer coisa novas,que quando não estão alcoolizados não tem coragem de fazer ou dizer.


    2-É dificl,pois provoca alterações na sua vida ,a pessoa se acustuma com a vida de viciante e depois não consegue mais largar,sem ajuda de alguem, não tem como uma pessoa ter sucesso na vida por que pra ela o que importa é o uso a droga.E assim ela não tem tempo de pensar em outras coisa.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. 1-influência de colegas "amigos",curiosidade, revolta,ou para chamar a atenção .

    2-nao,pois com o álcool em seu sangue ele estará pensando0o apenas em coisa que nao são necessárias,ex: festa,beber,se divertir..."curtir a vida" e a cada dia mais o desinteresse aumentará

    ResponderExcluir
  27. Flávia Pasini 1ºano AV
    1-Falta de carinho, influencia de amigos e a falta de atenção dos pais.
    2-Não, pois o jovem não irá mais se interessar pelas as aulas, terá comportamentos extramamente imcompreensiva.

    ResponderExcluir
  28. 1-Por influência de "amigos" muitas das vezes.
    2-Concerteza não0 pois a pessoa fica indisposta mal fisicamente e psicologicamente

    ResponderExcluir
  29. Para esquecer dos problemas.
    A pessoa só vai se prejudicar e agravar os problemas.

    Carla Nola

    ResponderExcluir
  30. Porque os "amigos" incentivam ou forçam.
    Mas o álcool só traz prejuízo nos estudos, no trabalho e problemas na família.
    Adriana Duminelli

    ResponderExcluir
  31. Por influência dos amigos, para aparecer.
    Provoca doenças e violências.
    Roberta

    ResponderExcluir
  32. 1-Para Ficar "Alegrinho" e esquecer um pouco dos problemas

    2-Olha eu vou muito bem na escola

    ResponderExcluir
  33. eu nao posso dizer que nunca bebi adimito que gostei mais no outro dia vomitei muito

    ResponderExcluir
  34. 1-para ficar bebado e nada mais 2-com certeza não

    ResponderExcluir