quarta-feira, 1 de julho de 2009

BAFÔMETRO


Envolvendo o assunto "álcool na adolescência", foi desenvolvida uma experiência pelos alunos da EEB de Meleiro, que foi a construção de bafômetros, serviu para mostrar efeitos da bebida no organismo. A atividade escolar reuniu a turma do 3º ano Not. do Ensino Médio. Entre eles jovens que pretendem obter a carteira de motorista neste ano. Para a confecção de quatro equipamentos foram utilizados balões, tubos plásticos, giz, rolhas, algodão, água e soluções ácidas. Foi testado o grau de teor alcoólico de bebidas comuns: whisky, vinho, cachaça e do álcool de cereais.

O experimento, que aconteceu no laboratório da escola. A construção do bafômetro foi precedida por debates em sala de aula, e o trabalho prático deverá surtir maior efeito avaliou o professor de Química Augustinho Biff, que coordenou a experiência.

Nos bafômetros, os alunos puderam conhecer o funcionamento do aparelho e classificar os níveis de teor alcoólico de cada bebida, por comparação, quanto maior a concentração de álcool, mais azul fica o giz. Em contato com partículas de álcool no ar, o giz umedecido com a solução ácida muda de cor. De laranja ( sem álcool), passa a azul acinzentado em poucos minutos, devido à reação do composto químico ao contato com o álcool. A intensidade da cor é proporcional ao teor de álcool no ar exalado dos balões. Sem álcool, o giz permanece com a mesma coloração após a passagem do ar pelo tubo.
“Esse bafômetro é bem sensível na detecção do álcool. Ele pode ser utilizado, pois é eficaz, mas é apenas qualitativo, e não quantitativo. Isso significa que ele apontará a presença de álcool, mas não a quantidade” - explica Augustinho.

19 comentários:

  1. Eduarda Bortolotto Pasini1 de julho de 2009 às 18:03

    Achei legal essa experiência Agustinho. Pena que era pra nós matutinos fazerem. Legal isso, pois incentivará os alunos a perceberem que mesmo com a carteira de habilitação, em algum teste do bafômetro apenas com um copo de cachaça, vinho, etc, mesmo em pequena quantidade, ja aparecerá.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela experiência e também pela iniciativa. Precisamos de mais pessoas que se preocupem com esses assuntos, por que hoje em dia a situação está muito crítica, o acesso as bebidas alcoólicas esta cada vez mais fácil. Por isso os jovens que irão tirar a carteira de motorista, tenham a consciência de que não é só a vida deles que estará em risco, mas também vidas de pessoas inocentes... Que eles sejam conscientes quanto a isso....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor pela iniciativa...Isso concerteza vai concientizar os jovens sobre o risco das bebidas alcoólicas.Precizamos de mais pessoas assim como você professor,que nos explique e quenos abra a cebeça para a realidade e o risco da bebida!!!
    Você e todos os professores estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos pelos comentários. Continuem ajudando a divulgar e discutir sobre o tema, suas opiniões valem muito.

    ResponderExcluir
  5. muito maneiro...Acho que todos nós devemos ter consciencia dos muitos ricos e nenhuma vantagem da bebida alcoólica, e com a ajuda de professores exemplares como você, Augustinho será muito mais fácil...Parabéns pela experiencia.

    ResponderExcluir
  6. TinhoO....Muito boom..
    Espero quee isso conscientize os jovens sobre os riscos das bebidas alcoólicas..
    Parabéns...Professor "o melhor neh" :D

    ResponderExcluir
  7. Realmente a iniciativa é muito boa. Os jovens precisam sempre serem informados sobre os problemas causados pelo alcool. Parabéns pela criação do bafômetro. Estas experiencias só trarão beneficios a nós.

    ResponderExcluir
  8. Gustavo Zanelatto 3º N9 de julho de 2009 às 15:43

    Isso aí Augustinho..Além de ser uma experiência muito interessante, ela nos conscientiza a não beber, e nos mostra a realidade!

    ResponderExcluir
  9. Faço minha as palavras do gustavo...
    Serve para conscientizar todos a seguir a lei seca tbm :D
    ::D Vlw Professor,TinhoO...

    ResponderExcluir
  10. Boa iniciativa de vcs, com a intenção de conscientizar nao só os jovens, mais a todos.
    Que bebiba só traz infelicidade, pois muitas pessoas ja morreram por causa dela, e muitas sofrem por ela..
    Abraço, e um pouco mais de conscientização de cada um.

    ResponderExcluir
  11. se cada um fazer sua parte tudo seria melhor....e essa foi uma iniciativa ótima, principalmente para jovens que vivem na internet , foi excelente ,expondo realidade que todos fazem questão de não parar e pensar no que pode acontecer.

    ResponderExcluir
  12. AUGUSTO R BORGES 3º ANO NOTURNO15 de julho de 2009 às 16:21

    ISSO AI AUGUSTINHO..PARABENS PELA INICIATIVA DE CONCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS BEBIDAS AUCÓLICAS,
    POIS É MUITO IMPORTATE LEVANTAR ESSA QUESTÃO ENTRE A GURIZADA PORQUE CADA VEZ MAIS CEDO ELES ESTÃO COMEÇANDO A INGERIR BEBIDAS AUCÓLICAS E ISSO NÃO VAI SER TÃO BOM PARA ELES.

    ResponderExcluir
  13. daew Augustinho... Muito show esse negócio, pq pq os adolecentes estão quanto mais cedo bebendo e com esse bafometro "caseiro" trara muitos beneficios a eles (os adolecentes)...
    Parabens por isso...
    show, mesmo...

    ResponderExcluir
  14. bem bacana essa ai..

    Augustinhu o cara que se resume em apenas 2 palavras, ele é , GENIO, FODEX..

    Altos professor!

    Abraço; RENATO FRAGA

    ResponderExcluir
  15. muito bom essa esperiencia q voce e alguns alunos fizeran,sobre o consumo de alcool na adolecencia
    foi legal!!!!

    ResponderExcluir
  16. que esperiencia mal elaborada

    ResponderExcluir